quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nem parece sopa

.

Todos os domingos, na mesa da família De'Carli, com sol ou com chuva, um prato reinava na hora do almoço. O preparo de Dona Jaidete era infalível para causar euforia nas quatro filhas, que não hesitavam em convidar os primos para a farra gastronômica. Difícil imaginar que a tal iguaria, motivo de tantos suspiros, não passava de uma sopa. Como assim, sopa? Aquele caldinho em que nós, nordestinos, costumamos molhar o pão na hora do jantar? Não, caros leitores. Sopa para os De'Carli e para mais um tanto de italianos espalhados mundo afora têm outro nome e sabor: Minestrone.

A grande diferença, naquela família de descendentes, moradora do Recife da década de 1950, é que o patriarca da família, Célio, não gostava de verduras. "O negócio de papai era carne mesmo", lembra Albânia De'Carli, que só começou a gostar de pedaços verdinhos "depois de grande". Para a criançada, que em sua maioria repudia legumes e verduras nas refeições, aquela Minestrone era um sonho - só com ossobuco, queijo parmesão regiano, batatas e macarrão Bucatini (que as crianças chamavam de "macarrão furadinho").


Jaidete, porém, apesar de ter ótima mão para a cozinha, não gostava tanto da atividade. Para levá-la à beira do fogão, as filhas iam juntas, dispostas a fazerem as vezes de ajudantes de chef. E foi assim, no dia-a-dia, junto às caçarolas e temperos, que todas se transformaram em exímias cozinheiras. Das quatro crias do casal, Albânia e Gênova foram as principais responsáveis por dar continuidade à tradição da Minestrone familiar. Atualmente, os filhos e sobrinhos se deliciam.


Sempre que chegam parentes de fora ou há alguma despedida, o prato é peça fundamental. E o ritual de montagem garante a autenticidade da receita. "Nenhum sopeiro ia à mesa. Os pratos eram arrumados um a um na cozinha, enquanto o caldeirão não parava de ferver. Cada um, com seu prato na mão, amassava as batatas por cima de uma farta camada de parmesão ralado. Em seguida vinha o Bucatini previamente cozido, pedaços de parmesão e, por fim, o caldo fumegante retirado do cadeirão", ensina, passo a passo, Albânia, que lembra que, quando crianças, elas, as irmãs e os primos equilibravam o prato muito quente até a mesa e, por mais que Jaidete avisasse, sempre alguém queimava a língua.


Para os leitores do Diario em Revista, Gênova e Albânia - que tem o pequeno e agradável restaurante Cucina De'Carli, em Casa Forte - dão a receita. E deixam um conselho: reserve pelo menos uma hora para descansar após saborear o Minestrone, "porque depois dele bate a fraqueza".


RECEITA


Minestrone
(Por Albânia e Gênova De'Carli, do Cucina De'Carli)


Ingredientes:


- 4 cebolas grandes cortadas em cubinhos
- 2 dentes de alho
- 2 pimentões grandes cortados em cubinhos
- 1 kg de tomate bem maduros sem sementes
- 2 kg de ossobuco com carne
- 2 Kg de músculo fresco
- 2 Kg de batata inglesa
- 1/2 kg de pedaços de parmesão em fatias grossas
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Água


Para acompanhar:


- 1/2 k de parmesão ralado
- 1 pacote de bucatini



Modo de preparo:


Coloque em um caldeirão grande o azeite, o alho, e deixe dourar um pouco. Acrescente os pimentões e as cebolas e deixe ficarem com uma cor um pouco mais dourada. Limpe e corte a carne em cubos de aproximadamente 5 cm. Coloque no caldeirão, acrescente o sal e a pimenta do reino, tampe e reduza o fogo, deixando-o o mais baixo possível. Você vai observar que uma fina camada de caldo vai se juntando à carne. Mexa. Deixe que esse caldo aumente até parecer que está começando a secar, só então coloque os tomates cortados e deixe cozinhar em fogo lento por mais 15 minutos. Acrescente água fervendo suficiente para cobrir todos os ingredientes. Descasque as batatas. Quando a carne estiver macia, junte as batatas e o queijo parmesão em pedaços para cozinhar. O caldo então estará pronto.


Para montar o prato:

Separado, cozinhe o bucatini "al dente". Rale bastante queijo parmesão. Em um prato fundo, amasse bem uma batata, polvilhe uma generosa camada de parmesão ralado, coloque uma porção de bucatini, cubra com o caldo fervendo, coloque um pedaço do parmesão cozido e sirva-se. A carne é desfiada e servida em uma travessa a parte. Se quiser, sirva-se também com o tutano do ossobuco. Bom apetite e bom descanso depois.


Serviço // Cucina De'Carli - Rua Jader de Andrade, 163, Casa Forte.F: 3265-578

Nenhum comentário: