quinta-feira, 6 de março de 2008

O doce sabor do limão

...
foto: Inês Campelo

Há coisas nessa vida que não se explicam e uma delas é Mãe Ná. Avó do meu marido (e, portanto, minha avó também), ela já vai na casa dos 104 anos. Lúcida, falante e com um corpo que sustenta bravamente tanta sabedoria, Mãe Ná tem um ritual curioso nas refeições: em tudo ela coloca limão. O sumo da frutinha vai na sopa, seja ela de legumes, carne ou feijão. Por cima da galinha guisada, do inhame e, obviamente, do peixe. No chazinho das cinco, limão. Na água gelada, limão. Às vezes penso que ela é capaz de colocar limão até no café ou num pedaço de pizza.

Pergunto por que o uso excessivo e ela reponde sem muitas milongas: “porque eu gosto, ué!”. Penso que talvez seja esse o segredo da longevidade. Mas aí lembro que além de amar limão, ela não engole pedaços de carne. Muito jeitosamente, pega um guardanapo e cospe o bagaço. “O que vale é o caldo!”, ratifica, adicionando que tem órgãos frágeis para tamanho trabalho de digestão.

Mãe Ná não se importa tanto com teorias. Leva a vida no instinto. Não enxerga. Portanto, o rádio é uma das mais fiés companhias, que não passa receitas, mas lhe dá notícias do seu time do coração: o Santa Cruz. Realidade azeda, mas que passa bem pela goela de quem saboreia limão diariamente. Sobre os benefícios da fruta à saúde, apenas sabe que lhe faz bem e que é rica em vitamina C. Acredito que nunca tenha comido ostras cruas, mas certamente não dispensaria degustá-las com seu sabor preferido. O limão, na culinária, tem tantas utilidades que valeriam mais 104 anos de vida de Mãe Ná para gastar todas as opções.

É clássico na vodca e na cachaça. Deixa as carnes mais brancas e firmes. A casca é perfeita para doces. O sumo é indispensável para realçar o gosto de frutos do mar. Além disso, fora da cozinha, serve para o tratamento da acne, para amolecer cutículas antes de fazer as unhas, elimina a caspa, amacia as mãos, tira o mau hálito, limpa objetos de prata, elimina manchas de ferrugem e, pelo lado ruim, causa queimaduras horríveis na pele quando exposta ao sol. Mãe Ná vai gostar de saber de tudo isso (se é que ela não já sabe!).

Já até imagino Zélia, a filha dela, lendo esta coluna que fala do doce sabor do limão. Sim, doce. Porque para o paladar de Mãe Ná não é possível que seja azedo. Ela gosta de histórias e por isso pesquisei a origem da fruta que faz parte de sua vida. É originária da Ásia e disseminou-se pela Europa através dos árabes. Em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto. No Brasil, ficou popular durante a chamada gripe espanhola, em 1918. O consumo foi tão grande que o preço foi lá pra cima e talvez Mãe Ná lembre dessa parte.

Para ela, fui buscar uma receita à base de limão. Escolhi o Chez Wièt Patisserie, uma loja de doces luxuosos que foi inaugurada em dezembro passado em Boa Viagem. Mãe Ná, juro que vou tentar fazer esta torta só para a senhora. Sua benção!

RECEITA

Torta de limão (Por Wilton Gama, da Chez Wièt Patisserie)

Ingredientes

Para o Biscuit de amêndoas:
- 100 g de açúcar-
-37 g de farinha de trigo
- 62 g de farinha de amêndoas
- 125 g de claras

Para o Pão de ló:

- 8 ovos- 250 g de açúcar
- 250 g de farinha de trigo

Para o ganache de limão:

- 300 g de chocolate sabor limão
- 200 g de creme de leite fresco

Modo de preparo

Para o biscuit de amêndoas, bata as claras com açúcar em neve firme. Reserve. Misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o açúcar. Depois misture com as claras e despeje numa folha de papel manteiga, estendida na forma da torta. Deixe assar por 20 minutos e mtemperatura de 180°. Para fazer o pão de ló, bata os ovos com açúcar até montar e depois misture a farinha com a mão. O guanache de limão deve ser feito da seguinte forma: aqueça o creme de leite e acrescente o chocolate. Para montar a torta, coloque como base o biscuit, depois recheie com o ganache, o pão de ló, outra camada de ganache e faça o acabamento com geléia de brilho.

SERVIÇO

Chez Wièt
Av. Domingos Ferreira, 1274, Boa Viagem (Shopping da Decoração). F: 3326-4985