segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Prato de guerra

.

Ovos e bacon não faltavam nas lancheiras de soldados norte-americanos, em plena Segunda Guerra Mundial. Quando as tropas estacionaram na Itália, a dupla de ingredientes que há anos levanta a bandeira culinária de Tio Sam, encontrou o mais popular prato das mammas: o espaguete. Assim, bacon, ovos e espaguete se uniram para se transformar em uma das receitas mais apreciadas, até hoje, nos dois países aliados. Mas essa não é a única história que explica a criação do Spaghetti alla carbonara, iguaria rondada de muitas lendas. Há quem diga que surgiu ainda na Roma Antiga e, como seu nome deriva de carvão, alguns acreditam que apareceu em comunidades de trabalhadores carvoeiros. Conta-se também com a versão de ter sido inventada pela Carbonária, uma sociedade secreta italiana.

Mas, para Francesco Carreta, mestre das massas que mantém desde 2000 a Tratoria Don Francesco, em Olinda, o Carbonara é mesmo um "prato de guerra", inventado para revigorar um corpo cansado. E mais: deve ser feito em equipe. Enquanto uns picam o bacon, outros batem os ovos, cozinham e escorrem o macarrão. Por esses motivos e pela facilidade de preparo, conta ele, que logo no pós -guerra o Carbonara virou pedida certa em todas as gerações da juventude para o pós-farra. "Depois da balada, os amigos se juntavam na cozinha para ver quem batia o ovo melhor", diz ele aos risos, relembrando os tempos em Pádua. "Depois de alimentados, éramos capazes de começar tudo de novo e manter de pé todo e qualquer vigor", completa, dando a entender sobre a crença de efeito afrodisíaco da tal macarronada.

Já nem tanto de farra assim, Francesco não perdeu o hábito de degustar semanalmente o Spaghetti alla Carbonara. Todos os sábados, quando o restaurante está fechado para almoço, ele, sua mulher Norma e a filha Tainá se revezam nas funções para preparar o tradicional prato. A delícia também está no cardápio da pequena cantina, montada na própria sala e terraço de sua casa de Olinda. O lugar, apesar de já existir há oito anos, começa a ser descoberto pelo público olindense e recifense. A comida é feita cuidadosamente por Francesco, que incrementa os pratos com hortaliças cultivadas em sua própria horta caseira. Pelo menos uma vez por ano, a mãe do cozinheiro, Bruna Agostini Francesco, sai da Itália para fazer uma visitinha e verificar se o tempero do filho ainda está autêntico. E ela não se decepciona. O Don Francesco é sem dúvida um dos melhores endereços para se apreciar uma autêntica comida (e família) italiana.

RECEITA

Spaghetti alla Carbonara
(Por Francesco Carreta, da Tratoria Don Francesco)

Ingredientes
(porção para quatro pessoas)
- 350 g de spaghetti
- 100 g de bacon
- Azeite
- Queijo parmesão
- 2 ovos
- sal, pimenta-do-reino
- 2 colheres (sopa) creme de leite.

Modo de preparo
Cozinhe os espaguetes e, enquanto isso, coloque em uma frigideira uma colher (sopa) de azeite, o bacon cortado em cubos e deixe-os dourar. Assim que a gordura do bacon estiver derretida, escorra o macarrão e coloque-o na panela juntamente com o bacon. Mexa bem e acrescente os ovos batidos, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo com o creme de leite e o queijo parmesão. Buon appetito!

SERVIÇO
Don Francesco // Rua Prudente de Moraes, 358, Carmo, Olinda. F.: 3429-3852.
Aberto de segunda a sexta, das 11h30 às 15h. Sábados, das 18h30 às 23h. Aceita cartões.