quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mês sem R, caranguejo gordo

...
foto: Beto Figueirôa

Estamos no primeiro mês do ano sem a letra R. Depois de maio, vêm junho, julho e agosto. Um tanto óbvio. Mas o que isso tem a ver? Muita coisa, exclusivamente para quem aprecia um suculento caranguejo gordo. Pois é, na sabedoria popular é neste curto período de quatro meses que os bichados, moradores dos mangues, estão prontinhos para o abate. Para quem não sabe, caranguejo não engorda em cativeiro como seu primo guaiamum (aquele de aparência limpinha, ‘afrescalhada’, sem pelos nas patas e que prefere a areia do rio ao invés de lama).

Gosto dos dois e devoro das patinhas ao corpinho. Mas nesta época, procuro mesmo é pelos amigos carangas, cabeludões e de sabor inconfundível. Para quem jamais encarou a missão de degustar um (ou dezenas), posso dar algumas dicas (com toda a pompa de uma comedora de caranguejo de primeira categoria). Pra começar, nem pense em ser iniciado nesta arte sem paciência. Comer caranguejo, da maneira mais correta (ou seja, sem deixar escapar nenhum vestígio de carne) é coisa para pessoas persistentes e sem frescura.


O ritual é o seguinte: comece pelas patinhas menores; vá quebrando as articulações e chupando a carne e o caldinho. Quando se quebra errado, o jeito é usar o cacetinho. Não vale começar pelas patolas, porque assim as menores podem perder a graça ao longo do processo. Depois que todas as patas tiverem virado estilhaços, aí sim, avance no corpinho. Para mim (e com certeza para outras pessoas que sabem o verdadeiro valor de um caranguejo), é a melhor parte! Ao final, você sentirá uma sensação relaxante; os dedos estarão meio cortados e o beiço ficará "em flor".

Numa mesa com caranguejada posta há, além de rituais, regras. E uma das mais importantes é: jamais pegue a patola ou o corpinho de outro comedor. Você pode causar repulsa e ser expulso à base de cacetinhos, como já vi acontecer com um amigo guloso que roubou a bundinha do caranguejo do companheiro ao lado. Desculpe, não expliquei: a bundinha, no vocabulário caranguejal é aquela parte carnuda, logo abaixo da cabeça sem cérebro. Sim, porque esse negócio de que caranguejo tem cérebro, na prática não existe. O que tem lá dentro do juízo do bicho é muita gordura (nos meses sem R) e cocô. Há uma forma de retirar a porcaria, mas isso só dá para ensinar ao vivo.

Abaixo, ofereço a receita do bar e restaurante Confraria do Mar, na Encruzilhada. Quando não me atrevo (ou me falta energia para preparar a caranguejada peço a o meu tira-gosto preferido pelo telefone. Isso mesmo! Este serviço genial de delivery (3427-9432) leva até a porta de sua casa um baldinho lacrado, com caranguejos deliciosos feitos com caldo de verduras e até enriquecidos de molho de coco. Irresistível!

RECEITA

Caranguejada
(Por Kiko Laporte, do Confraria do Mar)

Ingredientes


-20 unidades de caranguejo
- 4 tomates médios cortados na metade
-3 cebolas médias inteiras
-1 maço de coentro
-2 pimentões cortados na metade
-500 ml de leite de coco natural
- sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo
Compre os caranguejos vivos na feira livre (é fácil achar na feira de Casa Amarela, Recife e na feira de Rio Doce, Olinda). Uma corda vem com cerca de dez caranguejos. Em casa, ao invés de matar um a um na faca, a sugestão matá-los em um caldeirão. Coloque-os ainda amarrados no caldeirão com água fria. Não em água quente, pois as patas caem. À medida que a água vai esquentando, eles vão morrendo. Quando já estiverem bem fraquinhos, antes da água ferver, deslique o fogo. Pronto. Pode desamarrar a corda e levá-los ao tanque para a limpeza. Retire a lama em água corrente e, se quiser, depile as patas com uma faca amolada ou até mesmo com gilete.
Num caldeirão, refogue um pouco as verduras em óleo e acrescente os caranguejos. Cubra-os com água e deixe cozinhar. Ao final do cozimento, após 40 minutos, adicione o leite de coco. Sirva e acompanhe a farra com cerveja bem gelada.

9 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi nem ouvi uma sina mais cruel e impiedosa para o abate de um caranguejo! Te desejo todo o mal que voce pratica com esses animais! É imacreditável saber que existe pessoas como voce! Já pensou morrer em um caldeirão esperando a agua aquecer lentamente??? PENSE POR UM SEGUNDO AO MENOS! E que antes da agua ferver quando vc estiver bem fraquinha poe uns temperinhos dá uma depiladinha em voce e depois sim né cozinhe para enfim voce morrer! Na proxima vida voce há de nascer caranguejo e na outra e na outra também! PUTA PITANHA BISCATE VAGABUNDA MORFETICA VOCE VAI PAGAR POR TUDO!

Anônimo disse...

Nunca vi nem ouvi uma sina mais cruel e impiedosa para o abate de um caranguejo! Te desejo todo o mal que voce pratica com esses animais! É inacreditável saber que existe pessoas como voce! Já pensou morrer em um caldeirão esperando a agua aquecer lentamente??? PENSE POR UM SEGUNDO AO MENOS! E que antes da agua ferver quando vc estiver bem fraquinha poe uns temperinhos dá uma depiladinha em voce e depois sim né cozinhe para enfim voce morrer! Na proxima vida voce há de nascer caranguejo e na outra e na outra também! PUTA PIRANHA BISCATE VAGABUNDA MORFETICA VOCE VAI PAGAR POR TUDO!

Oiluj Rasec disse...

Poxa, como alguém pode ser tão inadequado e indelicado assim? Meu amigo, da próxima vez que postar um comentário e desejar que o mesmo seja levado a sério, faça-o com seriedade e respeito por quem estiver interpelando pois da forma como fez só dá para chocar por sua indelicadeza e inadequação.
A vc que escreveu e deu dicas sobre como degustar essa deliciosa iguaria, meus sinceros agradecimentos não só pelas dicas como pelos sorrisos que provocou com sua forma espirituosa e agradável de abordar o tema, um grande abraço

Anônimo disse...

Adoro Caranguejo. Como inteirinho. Coloco na panela quando a água já está fervendo. Não sei como ele sofre mais. Tem gente que mata com faca antes de cozinhar.

De qualquer modo eu os como rsrsrsrsr

Denis Colares disse...

40min para cozimento? cuidado pra não perder a consistencia da carne! Na minha família colocamos o caranguejo já morto e limpo em
agua fervente bem salgada e temperada com pimenta e um pouco de azeite por apenas 12 min seguidos de 10min de descanso ainda na panela mas sem fogo. Fica perfeito! Daquele jeito que uma "chupadinha" traz toda a carne deliciosa para nossos lábios! Esse tempo é para caranguejos de tamanho médio. Abraço e obrigado pelo post maravilhoso.

Mario disse...

Eu amo o caranguejo, mas não cozinhar. Vou seguir as instruções e veja se eu conseguir. Mas, eu vou pedir delivery comida e comer caranguejo com meus amigos enquanto assiste a um jogo de futebol

Unknown disse...

Caranguejo é muito bomnmm sabor perfeito...

Unknown disse...

I cara o que tu come?sao animais vivos e.tipo vaca .boi.porco.galinha
Ou.frango.mesmo.na.expressao.da palavra..tu.nao.foi.convidado.a.dar opiniao.ta.certo.guarda.pra.tu.....

Anônimo disse...

Somos predadores, outros animais são até mais cruéis. Mas minha avó sempre dava uma facada no meio do bicho antes de jogar no caldeirão. Crueldade mesmo é ver pessoas de bem, dá nossa espécie, ter um bandido descondenado como presidente