sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Komida de Konquista

.


17.08.08

A primeira vez que Edinalva convidou o namorado João para comer em sua casa foi uma decepção. Ela, prendada na cozinha, lhe preparou um sururu ao coco, crente que aquela comida de sustança arrebataria o coração dele para um amor eterno. Mas, João, moço criado "cheio de dedo", do tipo que separa as verduras no canto do prato, não comia nada do mar. Não era alergia. Era falta de coragem mesmo, para experimentar qualquer quitute que soasse diferente. Mesmo achando a atitude do amado um tanto "frescurenta", insistiu em conquistar o futuro marido pela barriga. Conseguiu. C

asaram-se e dá até para dizer que hoje João é "homem que come de tudo". Há uns 25 anos, apertados e com algumas dívidas a pagar, pensaram em uma forma de sair da pindaíba. O salário de funcionários do comércio do Centro do Recife era curto e não alcançava os sonhos do casal. Já apaixonado pelo tempero de Edinalva, veio a idéia: "Se eu me apaixonei pela comida dela, outros também podem se apaixonar!". No primeiro fim de semana, alugaram doze cadeiras e seis guarda-sóis, colocaram nas areias da praia de Boa Viagem e foram à luta.

A cerveja gelada acompanhava o arrumadinho de bacalhau e uma suculenta charque com purê de macaxeira. Naquele tempo, ainda não havia a comilança na praia da Zona Sul e é certo dizer que João e Edinalva foram uns dos responsáveis pela atual farra gastronômica que os banhistas fazem do Pina a Candeias - uma característica peculiar, bem diferente da rotina de outras praias brasileiras. A Charque à moda, como batizaram o carro-chefe, fez sucesso e despertou a curiosidade dos clientes, que passaram a experimentar outros pratos. O negócio pegou e o número de guarda-sóis cresceu a ponto de terem que alugar uma caminhonete para descarregar na praia o material de trabalho, todo sábado de manhã cedinho.

Até que bateu a fiscalização da prefeitura, que acabou com a festa. Mas, com três anos de praia, o casal já tinha dezenas de comensais apaixonados pelo tempero de Edinalva - como previa João! No galpão que alugavam para guardar as coisas da praia, abriram um pequeno restaurante. O Komida Kaseira foi inaugurado oficialmente em 1994, no bairro de Afogados. Hoje, comporta cerca de 400 pessoas, tem um dos cardápios mais completos no quesito "comidinhas com cara de mãe" e recentemente inaugurou no segundo andar um self-service. À mesa, o cliente se farta de preparos como a Moranga recheada (que mata de inveja muito restaurante chique por aí) e a pioneira Charque à moda, que Nalva nos dá a receita de presente.

RECEITA

Charque à moda
(Por Edinalva Pereira, do Komida Kaseira)

Ingredientes
- 500 g de macaxeira
- 300 g de charque de primeira
-1 cebola média
-meio copo de óleo
-3 colheres de queijo parmesão
-300 g de queijo mussarela
-1 colher de sopa de margarina
-1 colher de chá de orégano
-sal a gosto (para a macaxeira)

Modo de preparo
Cozinhe a macaxeira com um pouco de sal. Machuque, misturando com margarina até virar um purê. Cozinhe a charque em ponto que dê para desfiar. Enquanto estiver cozinhando a charque, é bom ir trocando a água para reduzir o sal. Frite a charque desfiada em uma frigideira até ficar crocante. Acrescente a cebola cortada em tirinhas e reserve. Para montar o prato, espalhe o purê numa forma refratária e polvilhe com queijo parmesão. Por cima do purê, coloque a camada de charque, cubra com queijo mussarela e polvilhe com orégano. Leve ao forno por cinco ou dez minutos para gratinar. Sirva com arroz branco e uma salada tradicional.

SERVIÇO
Komida Kaseira // Rua Claudino dos Santos, 11, Vila dos Remédios, Afogados. F: 3428-3597. Aberto diariamente das 10h às 18h.

Nenhum comentário: